O primeiro TED que eu assiti foi esse aqui. Ele fala sobre criatividade e escolas:

Foi daí que eu tomei gosto e comecei a assistir vários. Até que um dia fiquei sabendo que teríamos um aqui em SP, o TEDxSãoPaulo. Eu fiz minha inscrição e realmente não achei que seria selecionado.
Enquanto escrevia este post lembrei que poderia ter guardado este e-mail e não é que achei:

Olá, Temos ótimas notícias: Você foi selecionado para assistir ao TEDx São Paulo. Parabéns! Com o primeiro encontro TED no Brasil cada vez mais próximo, aproveitamos para compartilhar com você o nosso entusiasmo sobre “O que o Brasil tem a oferecer ao Mundo, agora?”, tema que guiará nossas discussões. Da seleção do line-up à audiência, encontramos pessoas realmente incríveis, com idéias inovadoras, vontade e, porque não dizer, coragem, de transformá-las em realidade. Nós acreditamos que juntos formaremos uma comunidade que levará essas forças individuais para uma esfera ainda maior. Por isso, antes de tudo, convidamos você a acreditar que este é o começo de uma mudança. De uma evolução. Para que cada momento seja, de fato, especial e inspirador, pedimos que ao confirmar a presença, se comprometa a participar de toda a programação. Não vale sair mais cedo ou chegar mais tarde. Todos os momentos, incluindo os intervalos, em que poderemos nos aproximar uns dos outros, são extremamente importantes. O TEDx São Paulo será realizado dia 14 de novembro, no Teatro da Mooca, na Rua Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, das 7h30 às 19h30. Esperamos que a data e local sejam convenientes para você, por isso pedimos que confirme a sua presença através do info@tedxsaopaulo.com.br, até o dia 05 de outubro. Seja bem-vindo a essa incrível jornada de discussão e conhecimento! Um grande abraço Helder Araújo Organização TEDxSP @haraujo

Fiquei encantado na época e confesso que quando vi onde seria o evento, fiquei pensando se conseguiria ir mesmo. Acordei no sábado, aquela preguiça, quase não fui. Mas pensei é um TEDx, a chance de participar de um evento único. Foi daí que venci a preguiça e me mandei para o evento. Não sei dizer bem para vocês o que foi aquela experiência. Assistir a apresentação de Birds on Wire ao vivo:

Ou ver este incrível depoimento do Guti Fraga sobre a vida do morro. Emocionante:

TEDxSP 2009 – Guti Fraga, do Nós do Morro: arte, transformação e possibilidade. from TEDxSP on Vimeo.

Confesso que mudei muita coisa na minha vida depois daquele dia. Depois pude ir no incrível e primoroso TEDxCampos. Me fez pensar como andamos de braços dados com a mediocridade o speech dos irmãos Rubino

E rir com o incrível e carismático Rony Cácio com suas Paródias gastrocômicas

E aí que veio a vontade de anfitrionarmos o TEDXSãoJoséDosCampos. Uma vontade incrível de compartilhar com todos vocês a incrível experiência de participar de um TEDx.

Armindo Ferreira
HOST