Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Bioquímica também pela USP (1971). Fez pós-doutorado de 1978 a 1980 na Universidade de Columbia (EUA). É professor titular aposentado (Biologia/Genética e Microbiologia) pela USP. É professor voluntário na UNESP de SJC para onde transferiu seu laboratório (Laboratório de Genética Molecular e Genomas) e atualmente é Professor Visitante Nacional Sênior junto ao Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP em SJ Campos.

Tem experiência na área de genética, com ênfase em estrutura e função de genes com produtos gênicos de ação mitocondrial na levedura, atuou também em genômica de Paracoccidioides brasiliensis, expressão gênica em câncer de cabeça e pescoço, e microbiologia molecular oral, identificação e transição morfológica em Candida albicans.

Tem trabalhado atualmente com a percepção pública da ciência e temas polêmicos. Atuou junto a CAPES (biológicas I), foi membro do CA de Genética do CNPq e coordenador na área de saúde da FAPESP. É membro titular da CTNBio. Foi pesquisador nível 1A do CNPq de 8/1985 a 2/2006, e pesquisador 1B do CNPq até 02/2012. Desde 2007 é membro da Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia que analisa a segurança dos produtos da engenharia genética no Brasil. No Web of Science (11/04/2012) registra 59 publicações, com 2.387 citações e um fator hi igual a 23.